Terapia EMDR

Contacte-nos

Terapia EMDR

Eye Movement Desensitization and Reprocessing" (Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular)
É uma terapia potente, breve e direccionada e o método psicoterapêutico número 1 a nível mundial no tratamento de traumas.

O reprocessamento e dessensibilização através do movimento dos olhos, é uma técnica psicoterapêutica para perturbações relacionadas com traumas ou ansiedades. O EMDR actua predominantemente ao nível Neuropsicológico.
Inicialmente, o método foi utilizado para tratar traumas emocionais e sequelas provocadas por Transtornos de Stress Pós-Traumáticos (TSPT). Progressivamente a possibilidade de intervenção tem-se ampliado. Neste momento é recomendado para tratamento de:

• Traumas
  • Fobias
  • Transtornos do pânico
  • Transtornos de ansiedade
  • Certos tipos de Depressões
  • Abusos
  • Doenças psicossomáticas.
  • Luto patológico
  • Como funciona o EMDR? ⬊

Quando um trauma acontece, a lembrança desse acontecimento fica “congelada” na memória, ou seja, não é devidamente processada, nem armazenada pelo cérebro. Este processo é semelhante a uma indigestão alimentar em que, devido a inúmeros factores, o estômago não consegue digerir os alimentos e consequentemente surgem os sintomas (mau estar, vómitos, etc.)

Acredita-se que muitos dos distúrbios psicológicos (depressões, estados ansiosos, lutos patológicos, etc.) têm por base um ou vários acontecimentos que não foram devidamente processados pelo indivíduo.

Com a aplicação desta técnica torna-se possível desbloquear o sistema nervoso e permitir ao cérebro o (re)processamento da experiência emocional que está desorganizada.

• Quem pode aplicar esta técnica? ⬊

Psiquiatras e Psicólogos Clínicos

Uma vez que os traumas podem despertar emoções intensas, somente terapeutas credenciados pelo EMDR institute devem aplicar o método. Esta autorização resulta de um treino rigoroso (prático e teórico) ministrado por técnicos reconhecidos.

• Quanto tempo demora o tratamento? ⬊

A duração deste tratamento varia de pessoa para pessoa. No entanto, normalmente, os sintomas relacionados com situações de stress pós traumático simples (medo de andar de avião, medo de conduzir, etc.).

O tratamento para situações de traumas múltiplos é mais prolongado. Muitas das pessoas que passaram por situações dolorosas de vida como negligência persistente e prolongada, abusos repetidos, traumas, perdas, entre outros, têm mostrado beneficiar com esta terapia e o alivio dos sintomas é também muito rápido, aumentando significativamente a qualidade de vida das pessoas.

É importante que o EMDR seja utilizado dentro de um plano de tratamento e no contexto psicoterapêutico.